foto2.1

Fotografando seu cantor preferido

Todos nós quando vamos a um show, temos vontade de levar para casa um registro fotográfico daquele momento. O que mais vemos em um show são aquelas câmeras disparando flashes a torto e a direito, muitas vezes atrapalhando quem vai assistir ou, dependendo da proximidade que se está do palco, o próprio artista.

Para você que gosta de fotografar um show, mas só tem uma câmera compacta, vou dar 10 dicas que podem melhorar suas fotos e evitar que elas saiam tremidas ou sem foco e com melhor qualidade.

1- NUNCA USE FLASH

Sabemos que a maior dificuldade de fazer fotografias em um show é a baixa luminosidade. Para resolver isso, a grande maioria das pessoas utiliza o flash de sua câmera. Esse é o maior dos erros. Um flash de uma câmera compacta tem um alcance muito pequeno. Ele não conseguirá iluminar o palco se você estiver a mais de 5 metros dele e irá atrapalhar o artista. Mesmo que você esteja perto do palco, o flash vai jogar uma luz branca estourada no artista, estragando a luz criada para aquele momento pelo iluminador. É por isso que antes do inicio do show, normalmente as produções solicitam que fotografias não sejam feitas. Se você não utilizar flash, além de ter a chance de fazer uma foto boa, e não incomodar o artista, muito provavelmente não terá problemas com os seguranças e a equipe de produção.

2- ISO

Muitos fotógrafos aconselham a usar um ISO baixo para que a foto não fique muito granulada. Admitindo que você tem uma câmera compacta que tenha controle de ISO, colocar um ISO muito baixo não vai lhe permitir fotografar muita coisa, então aconselho a aumentar seu ISO ao máximo. A granulação que pode vir a existir é consequência da limitação de seu equipamento. Aceite isso.

3- VELOCIDADE

Os movimentos no palco, obviamente dependem do tipo de espetáculo apresentado. E isso vai se refletir na velocidade que você vai usar na sua câmera. Um show de dança vai exigir maior velocidade da câmera para você congelar os movimentos do que um show de voz e violão. Como você não pode usar tripé em um show, o jeito é se adaptar as condições do ambiente. Adeque a velocidade de disparo ao tipo de espetáculo, evitando valores menores que 1/100. Segure a câmera com firmeza e dispare suavemente. Confira a foto e aumente a velocidade caso a cena esteja tremida. Se possível, apoie seus braços na poltrona da frente ou em alguma estrutura fixa.

foto2.3

4- ENQUADRAMENTO

Não centralize o artista, procure utilizar a regra dos terços. A boa utilização dessa regra melhora uma grande quantidade de fotos tiradas em shows.

5- NÃO FOTOGRAFE SÓ O VOCALISTA

Um show deve ser registrado em sua totalidade. Não fotografe apenas o vocalista por ele estar na frente ou ser o mais “famoso”. Todos os músicos são responsáveis pela emoção do espetáculo. Procure fotografar o grupo como um todo e também detalhes de todos os integrantes do show e dos instrumentos ou adereços que compõem o show.

6- QUALIDADE

O mínimo que se exige de uma foto é foco. Se a foto não tem foco, descarte-a. Não publique fotos sem qualidade. Não é porque você tirou 50 fotos em um show, que tem que publicar todas no seu site ou no facebook. Escolha as melhores e publique-as. Privilegie qualidade em vez de quantidade.

7- SEJA DISCRETO

Tente ser o mais discreto possível ao fotografar. Lembre-se que o público está em primeiro lugar e você não pode em hipótese alguma atrapalhar quem pagou para assistir. Ande devagar, de preferência pelos cantos do teatro, tenha movimentos lentos e rápidos. Se não for possível se deslocar pela casa de espetáculo, procure um local que não incomode ninguém. Se o espetáculo for de temporada (peças, shows de carreira) procure ir em duas apresentações e ficar em lugares opostos. O maior elogio que recebo de um artista quando apresento meu trabalho é quando ele diz: Onde você estava para fazer essa foto, que eu não te vi ???

foto2.2

8- CLOSES

Muitas vezes os closes do rosto do artista dizem muito do espetáculo. As emoções em cada música variam e registrar essas variações ao longo do show, fazem suas fotos contarem melhor a “estória” desse espetáculo.

9- POSICIONAMENTO

Em um show de música evite ficar exatamente de frente para o vocalista, para que o microfone não fique venha a encobrir a boca na foto. Um ângulo de 45 graus do microfone principal é o ideal para seu posicionamento.

10- MOMENTOS ESPECIAIS DO SHOW

Muitas vezes os momentos entre as músicas ou quando o artista conversa com a platéia são momentos bons de registro. No final, normalmente há um agradecimento ao público, onde todo o grupo se posiciona na frente do palco. Aproveite e não perca esse momento.

foto2.4

Comentários

Comentários

claudio

Fotógrafo carioca, especializado nas áreas de fotografia de espetáculos e como retratista de crianças e jovens. Realizou trabalhos de fotografia para capa e encartes de CDs musicais e para livros. Seu trabalho explora a naturalidade e a emoção dos registros na fotografia.

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Publicidade

Siga-nos

Parceiros

 
     

Hospedagem

Publicidade